O
2580
17
d
e Fevereiro
Paebes
:
V
i
t
ória apresen
t
a crescimen
t
o em
t
odos os
indicadores de a
v
aliação
P
u
b
li
c
a
d
a
em 13
/
02
/
2025,
à
s 08h00
P
or José C
a
rlos
S
c
h
a
effer (
jc
s
c
h
a
effer@
v
itori
a
.es.
g
o
v
.
b
r),
c
om e
d
i
ç
ã
o
d
e
A
n
d
re
za
Lo
p
es
L
uis Oli
v
eira
s investimentos em a
p
ren
d
iza
g
em, infraestrutura e na
q
uali
d
a
d
e
d
o ensino em
V
itória continuam ren
d
en
d
o
b
ons frutos. É o
q
ue a
p
onta
o resulta
d
o
p
reliminar
d
o Pro
g
rama
d
e Avaliação
d
a E
d
ucação Básica
d
o Es
p
í
rito Santo (Pae
b
es) 2024,
d
ivul
g
a
d
o na terça
-
feira (11).
No
p
ro
g
rama, foram avalia
d
os os
d
esem
p
enhos
d
os estu
d
antes
d
os anos iniciais,
d
e 5
º
ano, e
d
os anos finais,
d
e 9
º
ano, em L
í
n
g
ua
Portu
g
uesa e Matemática, e
V
itória re
g
istrou aumento na
p
ontuação em to
d
as as avaliações.
Na avaliação
d
e L
í
n
g
ua Portu
g
uesa
d
os estu
d
antes
d
e 5
º
ano,
V
itória atin
g
iu 226
p
ontos, um aumento
d
e nove
p
ontos em relação ao resulta
d
o
d
e
2023. O resulta
d
o fez com
q
ue o Pa
d
rão
d
e Desem
p
enho sa
í
sse
d
e Básico
p
ara Proficiente.
Na matemática, o aumento tam
b
ém foi si
g
nificativo e fez com
q
ue o munic
í
p
io avançasse
:
foram 230
p
ontos, sain
d
o
d
o Básico
p
ara Proficiente. Um
aumento
d
e oito
p
ontos em relação a 2023 e o melhor resulta
d
o
d
a Gran
d
e
V
itória, ao la
d
o
d
e
V
iana e Guara
p
ari.
Nos anos finais, em
q
ue são avalia
d
os os estu
d
antes
d
e 9
º
ano,
V
itória atin
g
iu os melhores resulta
d
os entre os munic
í
p
ios
d
a Gran
d
e
V
itória. Em
L
í
n
g
ua Portu
g
uesa, foram 256
p
ontos
-
um aumento
d
e 12
p
ontos em relação a 2023. Já em Matemática, a re
d
e
d
e ensino alcançou 257
p
ontos,
com um aumento
d
e seis
p
ontos em relação ao ano
p
assa
d
o.
Analisan
d
o os resulta
d
os
d
entro
d
a
R
e
d
e Munici
p
al
d
e Ensino, é
p
oss
í
vel ver o avanço
d
a e
d
ucação na ci
d
a
d
e. Nos anos iniciais, 88,67%
d
as
escolas a
p
resentaram crescimento no
í
n
d
ice em 2024. O
q
ue si
g
nifica
q
ue, a
p
roxima
d
amente, nove a ca
d
a 10 escolas
d
a re
d
e cresceram na
avaliação
d
os alunos
d
e 5
º
ano. Já nos anos finais, o número foi
p
areci
d
o
:
um aumento
d
e 84,9%, o
q
ue si
g
nifica
q
ue oito a ca
d
a 10 escolas
d
os
anos finais a
p
resentaram crescimento.
A secretária Juliana
R
ohsner comemora os resulta
d
os
p
reliminares,
d
estacan
d
o o tra
b
alho realiza
d
o na re
d
e
d
e ensino em to
d
os os territórios.
"
É com
g
ran
d
e ale
g
ria e or
g
ulho
q
ue rece
b
emos os resulta
d
os
p
reliminares
d
o Pae
b
es 2024, eles refletem o com
p
romisso
d
e
V
itória com a
e
d
ucação
p
ú
b
lica
d
e
q
uali
d
a
d
e. Hoje, cele
b
ramos não a
p
enas números, mas o esforço coletivo
d
e to
d
a a nossa
R
e
d
e Munici
p
al
d
e Ensino
-
p
rofessores,
g
estores, e
q
ui
p
e
p
e
d
a
g
ó
g
ica, e
q
ui
p
e
d
a SEME Central , estu
d
antes e suas fam
í
lias
-
q
ue, juntos, fazem
d
a e
d
ucação um instrumento
p
o
d
eroso
d
e transformação social. Esses resulta
d
os não são o
b
ra
d
o acaso. São fruto
d
e um tra
b
alho feito com
p
lanejamento, intencionali
d
a
d
e
p
e
d
a
g
ó
g
ica e muito com
p
romisso
"
,
d
isse.
O Pro
g
rama
d
e Avaliação
d
a E
d
ucação Básica
d
o Es
p
í
rito Santo (Pae
b
es) foi cria
d
o em 2000, mas
d
es
d
e 2009 é realiza
d
o, anualmente, com o
o
b
jetivo
d
e avaliar a
q
uali
d
a
d
e
d
a e
d
ucação
b
ásica
d
as re
d
es esta
d
ual, munici
p
al e
p
riva
d
a no Es
p
í
rito Santo.
Este documento foi assinado digitalmente por MUNICIPIO DE VITORIA:27142058000126
Para verificar a assinatura acesse o site http://diariooficial.vitoria.es.gov.br/ e utilize a chave bc34fef6-c739-4178-9a30-c00ca3888d73